top of page

SUS X Sistema Privado de Saúde (diferenças gritantes)

Atualizado: 5 de fev. de 2020





A notícia do diagnóstico do Prefeito de São Paulo Sr. Bruno Covas de adenocarcinoma, um tipo de câncer no estômago, surpreendeu a todos.

Primeiramente, independente de qualquer questão política ou partidária, manifestamos aqui nossa solidariedade ao Sr. Bruno Covas e desejamos o sucesso no seu tratamento e o seu pronto restabelecimento.

Com toda divulgação na mídia, chamou ainda mais a atenção para as diferenças existentes nos prazos de diagnóstico e tratamento do câncer nos Sistemas Público e Privado

De acordo com as notícias veiculadas por todos os meios de comunicação, o Prefeito inicialmente procurou ajuda médica por conta de uma inflamação de pele. Aparentemente não apresentava nenhum sintoma de câncer no estômago. Alguns indícios levaram aos médicos a suspeitar da doença. Imediatamente o Sr. Prefeito foi submetido a um exame de alta complexidade chamado PET SCAN, capaz de identificar pontos de câncer pelo corpo.

O diagnóstico foi confirmado em um curtíssimo prazo e sem sombra de dúvida dará ao Prefeito maior chance de sucesso no tratamento. Em entrevista coletiva o Dr. David Uip um dos médicos que assiste o Prefeito disse: "Eu nunca vi um diagnóstico tão precoce", afirmou Uip. Esse tipo de tumor, afirma, acomete principalmente pessoas com idade entre 50 e 55 anos. "O fato dele ter 39 anos, ser jovem e motivado ajudará no tratamento."... Fonte: https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/10/28/boletim-medico-informa-que-covas-passara-por-tres-sessoes-de-quimioterapia.htm

Cumpre lembrar que, há poucos dias (16/10/18) comemoramos a aprovação no Plenário do Senado da lei dos 30 dias, que garante aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com suspeita de câncer o direito a biópsia no prazo máximo de 30 dias, contados a partir do pedido médico. A lei aguarda a sanção do Presidente para entrar em vigor.

Os pacientes do SUS já tem a garantia legal que após o diagnóstico o inicio do tratamento deve ocorrer no prazo máximo de até 60 dias. Entretanto, a realidade é que muitos pacientes esperam por meses e até anos para conseguir um diagnóstico e iniciar o tratamento do câncer, alguns infelizmente morrem sem conseguir o diagnóstico ou o tratamento.

Os pacientes do Sistema Público enfrentam enormes dificuldades para realização de exames, acesso ao tratamento, falta de medicamentos, e ainda vêem seus tratamentos restritos à lista de medicamentos disponíveis pelo SUS que exclui drogas de última geração que certamente seriam capazes de salvar vidas e garantir maior tempo e qualidade de vida ao paciente oncológico.

Já nos planos de saúde a situação é um pouco melhor, porém não é incomum as operadoras de saúde se negarem a fornecer medicamentos de alto custo, exames de alta complexidade, tratamentos a pacientes oncológicos.

Em menos de uma semana o Sr. Prefeito obteve o diagnóstico do câncer e deu início ao tratamento quimioterápico.

O paciente do SUS, caso seja aprovada a Lei dos 30 dias terá o prazo máximo de 90 dias para confirmação do diagnóstico e início do tratamento do câncer.

Esta reflexão tem o intuito de chamar a atenção para a importância de um diagnóstico rápido e preciso e para o início ágil de um tratamento eficaz, medidas que potencializam a chance de cura e aumentam a sobrevida de pacientes.

TODOS os cidadãos, independente do poder aquisitivo, usuários de Sistema Público ou Privado de Saúde tem direito a VIDA.

4 visualizações0 comentário

Opmerkingen


logo%20whatsapp_edited.png
bottom of page